Reportagem da Revista Auto Esporte sobre o Miura SALÃO DO AUTOMOVEL 86
Reportagem da Revista Auto Esporte sobre o teste do Miura realizado em 04/1977.
Reportagem da Revista Quatro Rodas sobre o teste do Miura realizado em 06/1977.
Reportagem da Revista Auto Esporte sobre o lançamento do Miura Modelo 1979.
Reportagem da Revista Auto Esporte sobre o lançamento do Miura MTS 1979.
Reportagem da Revista Auto Esporte do Miura modelo 1980.
Reportagem da Revista Motor 3 sobre o Miura 1980/1981.
Reportagem da Revista Motor 3 , Miura Spider 1983. enviada pelo amigo Ovidio.
Reportagem da Revista Auto Esporte sobre o Teste da Miura 787.
Reportagem da Revista Auto Esporte X8 88-89
AUTO ESPORTE TOPSPORT91 IE
Reportagem da Revista Play Boy sobre o lançamento do Miura X-8 Turbo.
Reportagens – Miura Clube São Paulo
Miura participa de provas de regularidade em Interlagos.
Ao contrário de uma corrida de velocidade, onde quem vence é aquele que anda mais rápido, a corrida de regularidade é uma prova onde o que vale é a capacidade do piloto em fazer todo o percurso da prova, mantendo-se o mais próximo possível da média horária estabelecida.
Tal modalidade exige perícia, capacidade de cálculo e raciocínio, além de um excelente entrosamento entre o piloto e o carro, uma vez que não há confronto direto com os outros competidores e vence a prova aquele que andar mais próximo da média em todas as voltas.
Não é necessário nenhum preparo especial no veículo, porém é obrigatória a vistoria prévia do automóvel e a presença dos equipamentos básicos de segurança.
Para quem aprecia veículos antigos e originais, as provas de regularidade são uma excelente oportunidade de utilizá-lo de forma esportiva. Mas para quem pilota um carro esportivo, o difícil é segurar a adrenalina, conforme descreve nosso amigo Marcelo Pedro Oliveira, sócio do Miura Clube Brasil que participou da corrida com o seu Miura Top Sport e agora nos responderá algumas perguntas:
Miura Clube SP: Como ficou sabendo da prova de regularidade?
Marcelo: Através de um amigo que já participava das provas. Vários clubes costumam participar deste tipo de prova em várias categorias.
Miura Clube SP: Quais os requisitos necessários para participar da prova?
Marcelo: É necessário que o carro passe por uma perícia, onde são vistos os itens mínimos de segurança obrigatórios, como: Cinto de segurança, extintor, pneus em boas condições, etc. Também é obrigatório o uso de capacete. Caso o carro seja turbinado ou preparado, as exigências são maiores.
Miura Clube SP: É necessário fazer curso de pilotagem?
Marcelo: Não, mas é obrigatória fazer uma “aula” antes da prova, chamada de Briefing, que auxilia o piloto no momento da corrida, dando dicas de frenagens, retomada da aceleração, tangência de curvas, as bandeiras utilizadas etc.
Miura Clube SP: Como é o início da prova?
Marcelo: A largada é do tipo lançada. O carro madrinha faz a primeira volta com todos em fila indiana atrás e entra no box, aí vem a galera babando pra ultrapassar os mais lentos.
Miura Clube SP : Qual o tempo da prova e como é a corrida?
Marcelo: A corrida tem duas baterias de 45 minutos, uma pra treino e tempo e outra valendo posição e tempo. Como é uma corrida de regularidade, ganha quem for mais regular em todas as voltas até o final da bateria. O piloto pode escolher três tempos: 2:45 min (o mais rápido, foi o que escolhi), 3:00 min e 3:15 min, se for mais baixo ou mais alto do que o estipulado perde-se pontos. Apesar de ter tempo estipulado, na pista, dá para andar muito bem e rápido, tanto que andei com o pé embaixo o tempo todo, meu menor tempo foi de 2:38 min.
Miura Clube SP: Como foi o desempenho do Miura Top Sport na corrida?
Marcelo: Excelente nas curvas, satisfatório nas retas, porém perdeu um pouco de seu desempenho nas subidas, devido ao peso.
Miura Clube SP: Qual foi sua maior dificuldade durante a prova?
Marcelo: Controlar a emoção e a tensão durante a corrida, principalmente na hora das ultrapassagens. Se bobear o carro roda e você bate, a emoção é incrível e o Miura responde muito bem nas curvas.
Miura Clube SP: O que pesou mais, a vontade de acelerar ou o receio de danificar o carro tão estimado?
Marcelo: A vontade de acelerar! Mas é claro sempre com cuidado para não danificar o meu carro e os dos outros participantes.
Supervisão: Dorivaldo Cavalcante Pereira
Fotos: Marcelo Pedro Oliveira

