MIURA CLUBE SÃO PAULO

Clube voltado à preservação do Miura sua história e importância no automobilismo brasileiro

DICAS DO ARNALDO!!!!

Grande parceiro e profundo conhecedor dos fora de serie nacionais , nosso amigo Arnaldo vai fornecer dicas importantes para ajudar na restauração dos Miuras e similares, bom proveito!!!


P/acrescentar uma função aos milhas: lampejo. P/ chaves de seta c/ 3 alavancas, que controla o positivo p/ lampejar e alto/baixo. Tbém é positivo p/ os que usam chaves de seta de fusca, Brasília, Variant, porém estas controlam o negativo p/ lampejo, alto/baixo. colegas me pediram, então fiz esse croqui. Não é desenho técnico. *Também é possível. Corrigindo. Chave de fusca, Brasília….controla o negativo, ou seja , o pulso é negativo.


Experiências: fiz um cabo de velocimetro c/ 1,30m p/ o Spider, c/ 3000km quebrou. Fiz outro c/ 1,50metro usando a capa desse de 1,64m encurtada p/ 1,50 e usando a ponteira (vermelha) e o cabo ( verde) do velocímetro do Santana automático. 2 cabos p/ fazer 1 , somente encurtando a capa e trocando a ponteira.





Retrovisor c/ articulação na base.

Às vezes queremos dar uma melhorada: esse defletor de cárter precisa de pequeno corte p/ encaixar .nos anúncios dizem servir em “todos motor ap” . Serve , mas precisa de ajuste.


Esse ( único produzido) eu caço até hj. Leon Lorena quem primeiro fez.tive um.

Dia desses encontrei um desenho que o Cleyton Rennó mandou p/ a Auto Esporte em 1972. Vejam a semelhança. Fica no subconsciente. Acho que ele viu nos esboços da 4 Rodas em 1971.
Era usual mandar cartas pra revistas, e fui honrado com a publicação. Não entendo como esqueci
Comprei a revista, 40 anos depois, para não esquecer nunca mais, Nossas experiências ficam em algum lugar da mente, então surgem as inspirações ou “inspirações “.


BOMBA DE GASOLINA :

3000km c/ bomba elétrica( chinesa) p/ carburador num ap 1.8 .montada a uns 2metros distante do tanque c/ filtro antes do carburador e outro pós. Td o.k. , considero o teste encerrado, repassem p/ quem pensa em mudar e tem dúvidas.
Acima do fundo do tanque 20cm, mangueira 7mm siliconada, montada sobre coxins pequenos do radiador do gol quadrado, ligada no pós-chave (15) sem relé, passando por um interruptor.se necessário desliga-se a bomba qdo.o contato está ligado, ou c/ motor funcionando, então irá parar por falta de combustível, ação utilizada p/ veículos que ficam muito tempo parados.


Arnaldo: Mola no distribuidor dos VW ar. Quase ninguém lembra, evita o eixo subir e descer, estragando o carvão da tampa do distribuidor. Dois discos, encosto na pinta do eixo , evita o contato direto do eixo c/ a carcaça do motor.
Arnaldo: *na ponta.


Curiosidade dos primórdios do alternador no Brasil: anos 1960 alternador Walita( acrônimo de Waldemar e Lita, fundadores). set/2022.


Coifa do câmbio do Fiat Ducato adaptada por Daniel Cavallari no escamoteável do volante do Miura Spider.É possível essa adaptação nos outros Miuras que usam coifa. set/2022.


Forneceram p/ Miuras. Spider, Saga.outros não sei.


Reservatório de expansão ( água )p/ adaptar luz testemunha de nível baixo da água. Painel del rey.


Relés colocados entre o motor do limpador de para-brisa e caixa de engrenagens. A função dos relés é “proteger ” a chave e contatos internos da carga( amper) do motor. Adaptável sem alterar chicote original.


Em breve vou testar na prática: quero comparar o curso. Motor original s/ alteração nas pistas. Externa interrompida e central, pista contínua. Um motor depende da pista do outro.

O Miura usa 3 pistas: a) externa interrompida b) central vermelha contínua c) central branca interrompida, que é a adaptação Miura.

Qdo o relé fechar o contato da direita, aciona o motor B e a pista deste B manda corrente p/ a pista do A.

O b gira 180° e para. Deixando o A na espera. Qdo o relé voltar a fechar seu contato ( contato esquerdo no desenho)



Este era o modelo de botão usado nos Miuras para os vidros elétricos nos modelos Saga/787/X8 da marca Margirius muito raro de se encontrar hoje em dia .


Bom Senso da VW suplemento da revista 4 Rodas março/1964. Nov/22


Esquema e explicação do funcionamento do amperimetro: na explicação, comparem a posição do ponteiro c/ a legenda.Reparem que em nenhum momento se fala em “alternador c/ defeito “, pois o objetivo principal é mostrar o equilíbrio entre o consumo e o que o alternador fornece( tudo em amperes por hora) se ocorrer defeito no alternador o ponteiro sempre vai “cair ” p/ escala negativa. nov/2023.

Organização do quadro de ferramentas com solução pouco conhecida. jan/2023

Acessório p/ acionar antena Olimpus e máquina de “vidro elétrico” em geral. crédito: Rodrigo Martini ( grupos de VW SP2/SP1)fotos .Fabricantes dos botoes: Margirius e Evetron na propaganda.  jan/2023.


BETTINA: ideia do cantor Juca Chaves, que nunca saíu do papel. fonte : revista “Auto Esporte ” maio/1967. jan/2023

%d blogueiros gostam disto: